English Contacto 

GIPES (Grupo de Investigación en Políticas Educativas Supranacionales)

Presentación



O Grupo de Investigação Acreditado sobre "Políticas Educativas Supranacionais" [UAM/PR020] (GIPES), reúne um grupo interdisciplinar de professores universitários, jovens investigadores, doutorandos e profissionais de educação, interessados no estudo científico dos processos emergentes de internacionalização da educação e do impacto desses processos nas políticas educativas nacionais e nos sistemas educativos.

Considera que a sociedade contemporânea é uma sociedade baseada no conhecimento, globalizada e tecnológica, na qual as tendências internacionalistas têm um protagonismo central em todas as esferas da vida social e, de forma significativa, nos processos educativos. Nesse cenário, criam-se correntes de âmbito internacional de harmonização educativa, especialmente influenciadas pelo protagonismo dos Organismos Supranacionais. Portanto, consideramos que é imprescindível conhecer a partir de uma perspetiva científica o alcance dessas correntes e o seu impacto, para a melhor compreensão do fenómeno educativo considerado globalmente, como a partir de uma perspetiva nacional, regional ou local.

A partir destas premissas o GIPES, constitui-se como um Grupo de investigação científica, no seio da Universidade Autónoma de Madrid, dentro da sua Faculdade de Formação de Professores e Educação, cujo objetivo é a realização, promoção e difusão da investigação científica, geradora de transferência de conhecimento, no âmbito da Política Educativa Supranacional. Entendendo esta como uma disciplina académica, um âmbito de conhecimento e uma área científica com objeto próprio. A finalidade da investigação do GIPES tem uma vocação aplicada, fundamentalmente para o apoio ao desenho de políticas públicas de educação.

No desenvolvimento de todas as suas ações, tanto de investigação, como académicas e de difusão, o GIPES atuará conforme os princípios e valores aprovados nas cartas de Constituição tanto das Nações Unidas, como da UNESCO e, igualmente, na Carta Europeia de Direitos Fundamentais e na Constituição Espanhola, trabalhando para a sua promoção. O GIPES assume, especialmente, a promoção da Paz entre os povos e nações, a defesa da democracia e a instauração de sociedades livres, justas e igualitárias. Igualmente, o GIPES defende, de forma explícita, o direito à educação para todos, em condições de qualidade, equidade e com plena igualdade de oportunidades.